Sustentabilidade, quem precisa dela?

por Sergio Besserman Vianna

Seria a natureza, o planeta?

“Estamos estragando o planeta, precisamos assumir nossas responsabilidades e salvar o planeta”. Nesta perspectiva, temos o desenvolvimento econômico e social de um lado, a conservação da natureza do outro e o que temos de perseguir é a harmonização entre esses objetivos contraditórios.

Trata-se de um equívoco, decorrente da dificuldade que temos para compreender que nosso tempo é um, muito curto, e o da natureza do planeta outro, muito longo. Estamos aqui há cerca de 200 mil anos. A vida está no planeta há 3,6 bilhões de anos, só a vida pluricelular, a maravilhosa biodiversidade que amamos, há mais de 650 milhões de anos.

Em um relógio de 24 horas isso significa que chegamos aqui nos últimos segundos. Nas 23 horas e 59 minutos e muitos segundos que nos precederam, a vida no planeta passou por eventos catastróficos incomensuravelmente maiores do que qualquer coisa que a humanidade possa sonhar em fazer. Se a humanidade existisse tão “poderosa”, como hoje em qualquer uma das 5 grandes extinções, seria quase impossível que escapasse do desaparecimento.

Já a natureza é incrivelmente resiliente: em um tempo de cinco a dez milhões de anos sempre se recuperou ainda mais maravilhosa, mais biodiversa. Não temos forças para ameaçar a natureza, mas podemos e estamos impactando fortemente a natureza do nosso tempo, aquela da qual o desenvolvimento e a própria sobrevivência da humanidade depende.

*é Conselheiro da AAJB e membro do Conselho de Desenvolvimento Sustentável do JBRJ.

Artigo publicado na Folha do Jardim de Maio/2014

voltar