Por que conservar as terras selvagens?

por Peter Green

“Por que conservar as terras selvagens?” Esta é uma pergunta que escuto com frequência, atuando como coordenador de conservação da Nova Scotia Nature Trust, uma pequena organização de conservação ambiental localizada na costa leste do Canadá.

Claro que a resposta para esta pergunta depende de quem você pergunta. Para mim, é simples. Nós precisamos conservar as terras selvagens para garantir que os processos biológicos e ecológicos naturais, que são tão críticos para toda a vida na Terra, sejam sustentados. Para conseguir isso, precisamos alocar não só uma abundância de terras selvagens, mas também a diversidade dos ecossistemas. Isso significa criar uma rede ecologicamente representativa de áreas protegidas que se estende e se conecta através do globo, proporcionando um amplo espaço para a vida selvagem prosperar.

Em meu trabalho com a Nova Scotia Nature Trust, eu busco identificar e, em parceria com proprietários privados, assegurar e proteger as terras ecologicamente mais ameaçadas da província da Nova Escócia.

Apesar de centenas de anos de colonização, a Nova Escócia tem um rico legado natural, repleto de grande variedade de paisagens e habitats únicos. Estes vão desde os sertões costeiros às salinas e às dunas de areia sem fim, e das florestas de madeiras e planaltos agrestes a vales fluviais, ricos e férteis. A vida selvagem depende destes habitats para sua existência – desde as dezenas de milhares de pássaros e aves marinhas que voltam aqui a cada primavera da América do Sul para se reproduzirem, bem como a espécie de tartarugas chamadas leather back que frequentam as águas costeiras durante o verão para se alimentarem, aos inúmeros líquens que dependem de nossas florestas frias e úmidas para crescerem. Através da parceria de uma variedade de organizações de conservação, a Nova Escócia pode se orgulhar de uma rede de áreas protegidas robusta e representativa, que se estende através de um extremo da província para o outro, cobrindo 13,5% da sua massa de terra – a segunda maior área no Canadá.

A biodiversidade é a chave para o sucesso de nosso mundo natural e, consequentemente, para o sucesso da humanidade. Para conservar a Terra, através da proteção dos serviços ecossistêmicos que a natureza oferece é investir no futuro da humanidade.

*é Coordenador de conservação da Nova Scotia Nature Trust.

Artigo publicado na Folha do Jardim de Outubro/2014

voltar