Ser voluntário é ser cidadão

Publicado em 22/01/2016

Quem ama a natureza, cuida.

As palmeiras centenárias, a delicadeza das flores, os lagos cristalinos e os pequenos animais silvestres do Jardim Botânico fazem parte de um patrimônio único do Rio de Janeiro. São um convite para que os cariocas amem e cuidem do que é seu.

Se você quer ajudar a preservar uma área tão rica e tão bela da sua cidade, inscreva-se no Programa de Voluntariado que o Jardim Botânico está criando.

Sua participação será valiosa monitorando a visitação do público, com atuação no Centro de Visitantes e nos principais pontos dentro do Arboreto.

A Associação de Amigos do Jardim Botânico coordenará o programa em acordo com o Convênio de Cooperação firmado com o Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

O trabalho voluntário deverá ser prestado especialmente nos finais de semana, feriados, férias escolares, datas comemorativas e eventos especiais, quando o movimento de visitas é maior.

Não haverá atividades externas ao Parque. Sua participação como voluntário não prevê remuneração, mas certamente é uma atividade gratificante, uma realização pessoal e um serviço para toda a sociedade.

Como benefício, você terá acesso gratuito para seu lazer no Arboreto, com um acompanhante e fora do seu horário de trabalho, enquanto estiver trabalhando como voluntário, mediante apresentação do crachá de identificação.
Serão no máximo 4 horas por dia de trabalho para você dedicar ao Jardim Botânico, e você receberá treinamento próprio realizado por nossa equipe de técnicos.

O Programa de Voluntariado é uma grande oportunidade de desenvolvimento de cidadania, principalmente num ano em que o JB precisa tanto de ajuda devido ao afluxo de turistas para as Olimpíadas. Além de possibilitar ao participante o enriquecimento de seu currículo, com certeza esta é uma chance de trabalhar num dos locais mais extraordinários do Rio de Janeiro.

Se você tem interesse em participar deste programa procure a Associação de Amigos do Jardim Botânico – AAJB pelos telefones 2239-9742 ou 2259-5026 ou socios@amigosjb.org.br.
Em breve, mais informações sobre o Programa de Voluntariado no JB estarão disponíveis nos sites jbrj.voluntariado.gov.br e amigosjb.org.br .

Divulgue o programa para seus amigos e ajude no sucesso desta iniciativa!

Editorial publicado na Folha do Jardim de Janeiro/2016