Jardim Botânico comemora o Dia do Cerrado com palestra especial

Publicado em 17/09/2018

No último dia 11, comemoramos o Dia do Cerrado,  berço das águas que abastecem a maior parte do Brasil e um dos biomas com mais espécies ameaçadas de extinção. A comemoração foi em grande estilo, com a palestra “Conservação da flora do Cerrado” facilitada pelo pesquisador Gustavo Martinelli.

Os presentes tiveram a oportunidade de aprender mais sobre a diversidade das plantas desse bioma, as principais ameaças que incidem sobre elas e as estratégias propostas para evitar a extinção de mais de 600 espécies ameaçadas no território que se estende pelos estados de São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Bahia, Maranhão, Piauí e Distrito Federal.

O palestrante, que também coordena o Conservação da Flora (CNCFlora), no Jardim Botânico do Rio de Janeiro, é responsável por avaliar o risco de extinção das espécies de plantas brasileiras e direcionar os Planos de Ação Nacional para conservá-las.

Ele ainda sorteou os livros “Livro Vermelho da Flora do Brasil: Plantas Raras do Cerrado“ e “Flora Ameaçada do Cerrado Mineiro”.