Banco dos Abrolhos: Maior Complexo Coralíneo do Atlântico Sul

Publicado em 04/11/2016
_mg_7743

Foto: Ester Santos

No último dia 20/10, foi realizada a pré-estreia do documentário Banco dos Abrolhos: Maior Complexo Coralíneo do Atlântico Sul, realizado pela Rede Abrolhos.

A Plataforma Continental dos Abrolhos se estende do sul da Bahia ao norte do Espírito Santo, e constitui a formação coralínea mais importante do Atlântico Sul.

A Rede Abrolhos conta com 16 pesquisadores de onze instituições e 50 estudantes de todos os níveis, além de parceiros e colaboradores do exterior. Desde 2001, a equipe descreve, caracteriza e monitora a área de 46 mil km² na plataforma continental brasileira.

Antes da apresentação do vídeo, discursaram o presidente do JBRJ, Sergio Besserman Vianna, o ministro do Meio Ambiente, José Sarney Filho, e o coordenador do projeto, Gilberto Amado Filho, pesquisador e biólogo do JBRJ, além de outros colaboradores do projeto.

Ao longo dos seus 27 minutos de duração, Banco dos Abrolhos retrata o trabalho dos pesquisadores em diferentes áreas do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, além de mostrar além de mostrar a grande biodiversidade de espécies, as estruturas dos corais, e alertar para as ameaças e os impactos enfrentados pelo Parque Nacional Marinho dos Abrolhos e áreas ao redor, reforçando a proposta de ampliação da área protegida.

De acordo com o coordenador do projeto, esta foi a primeira vez que os pesquisadores puderam medir o crescimento de recifes coralíneos no Atlântico Sul e que, tais informações servirão de base para estudos sobre os efeitos das mudanças climáticas na região.

O documentário estará disponível em breve no site da Rede Abrolhos. Assista ao trailer aqui.