13 de junho: dia de celebrar o JBRJ

Publicado em 12/06/2020

13 de junho: dia de dar os parabéns ao Jardim Botânico do Rio de Janeiro e celebrar sua existência e história. Nascido da decisão do então príncipe regente D. João de criar uma fábrica de pólvora e um jardim para aclimatação de plantas de outras partes do mundo, hoje o Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro é um órgão federal vinculado ao Ministério do Meio Ambiente e é um dos mais importantes centros de pesquisa mundiais nas áreas de botânica e conservação da biodiversidade.

São aproximadamente 69 hectares no total, sendo 54 de área de visitação. Dois museus (Museu do Meio Ambiente e Museu Casa dos Pilões) e o Instituto Tom Jobim, um Teatro, área gastronômica, escola de botânica, projetos sociais e uma infinidade de espécies tão raras quanto encantadoras.

A Associação de Amigos do Jardim Botânico tem muito orgulho de trabalhar há mais de 30 anos para contribuir com a preservação, ampliação e desenvolvimento do JBRJ através da interação com a sociedade e da mobilização dos seus associados, pois sabe a importância que o Jardim tem enquanto um verdadeiro oasis em meio à cidade, e claro, como potência de ciência e pesquisa.

Para celebrar a data em meio a um momento delicado em que se deve permanecer em casa, a AAJB promove através do Instagram, às 17h, uma live especial com João Quental e Henrique Rajão, colaboradores de longa data da Associação. O tema será “Aves – conhecer, observar, fotografar e proteger”. Basta seguir @amigosjb para assistir e enviar as suas perguntas.

Foto: Anamaria Giglio