Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

PROGRAMAÇÃO FÉRIAS NO JARDIM

16 de julho de 2019 | 8:00 - 27 de julho de 2019 | 17:00

Trilha Histórica – A visita guiada a pé pela Trilha Histórica é oferecida pelo Serviço de Atendimento ao Visitante de terça-feira a domingo, às 10h e às 14h, e na segunda-feira, às 14h.

A visita dura aproximadamente 2 horas e 30 minutos e percorre 80 pontos de interesse no arboreto, entre espécies botânicas, como o pau-brasil e a canela, e monumentos artísticos e arquitetônicos, como o Chafariz das Musas, o Orquidário e o Aqueduto da Levada.

A Visita deve ser agendada por telefone ou e-mail para o Centro de Visitantes: (21) 3874-1808 | (21) 3874-1214 ou cvis@jbrj.gov.br

Ingresso para o Jardim: R$ 15,00 (inteira) e R$ 7,50 (meia). Crianças até 5 anos não pagam.

 

Trajetos, Viveiros e Hora do Conto – Atividades oferecidas gratuitamente pelo Educativo do Museu do Meio Ambiente, que estimulam o interesse pelos temas ambientais contemporâneos, conduzindo o visitante pelo arboreto, por vivências sensoriais e por histórias de diferentes culturas, tendo a natureza e a diversidade de plantas e animais do Jardim como fonte de inspiração.

As atividades são oferecidas de terça a sexta-feira nos seguintes horários: Hora do Conto – 10h; Trajeto – 11h e 15h; Viveiro – 14h e 16h;
e aos sábados: Hora do Conto – 10h e 14h; Trajeto – 11h e 15h; Viveiro – 16h.

 

Educativo comemora Datas Especiais

– 17 de julho – Dia de Proteção às Florestas e Dia do Curupira – o personagem do folclore brasileiro é considerado um protetor das florestas. Sua casa seria a Sumaúma, uma das maiores árvores da flora do Brasil. Para celebrar a data, o Educativo programou uma atividade no Hall do Museu do Meio Ambiente, conversando sobre a importância das nossas florestas e como elas são protegidas pelas populações tradicionais do país – indígenas, quilombolas, seringueiros e ribeirinhos.

A atividade acontece em duas datas: sábado, 13/7, e quarta-feira, 17/7, das 9h às 17h (de hora em hora).

Gratuita.

 

20 de julho – Dia em que o homem chegou na Lua

No dia 20 de julho de 1969, a humanidade acompanhou pela televisão um grande marco da nossa história: o homem pisou na Lua. Para comemorar os 50 anos desse evento, todas as atividades do Educativo do Museu do Meio Ambiente nesse dia serão voltadas ao lindo satélite natural do planeta Terra e como ele influencia nossa cultura e cotidiano.

Os monitores do Educativo levarão os visitantes para uma caminhada pelo Jardim, mostrando árvores especialmente influenciadas pela Lua e contando mitos e lendas que falam sobre o satélite.

Data: 20/07, sábado. Horário: das 9h às 17h.
Duração da atividade: 1 hora
Ponto de encontro: Hall do Museu do Meio Ambiente.
Gratuita

 

De 23 a 25 de julho – Férias na Restinga do JBRJ

O canteiro da Restinga, que reabriu em novembro de 2018 totalmente renovado, será o espaço para a Educação Ambiental do Jardim receber a garotada nas tardes de 23 a 25 de julho. Enquanto se divertem sob as famosas pitangueiras, as crianças poderão descobrir a importância deste tipo de ecossistema típico do litoral brasileiro, cuja vegetação ameniza o calor e os efeitos das ressacas do mar.

Entre as atividades estão oficinas de construção de restingas, jogo interativo de pescaria de resíduos descartáveis, jogo da memória, desenho – com exposição dos trabalhos no Laboratório Didático do Museu, e contação de história. Os participantes também levarão um brinde do evento.

Data: de 23 a 25/7/2019. Horário: 14h30
Ponto de encontro: em frente ao Centro de Visitantes, com acesso pela Rua Jardim Botânico, 1008.
Gratuita.

 

Fim de férias – Dia de Brincar

Em 27 de julho, no fim das férias escolares, as crianças terão um dia inteiro de oficinas e jogos, resgatando saberes e brincadeiras da nossa cultura de todos os tempos e épocas, desde petecas até brinquedos de sucata e jogos corporais.

Data: 27/07, sábado. Horário: das 9h às 17h.
Duração das atividades: 1 hora
Local: Hall do Museu do Meio Ambiente.
Gratuita.

As atividades do programa Educativo do Museu do Meio Ambiente podem ser alteradas para se adaptar melhor ao público e à possibilidade de chuva.

 

Detalhes

Início:
16 de julho de 2019 | 8:00
Final:
27 de julho de 2019 | 17:00
Categorias de Evento:
, , , ,