Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Palestra na AAJB | “Fotografia científica ambiental”

20 de agosto de 2016 | 7:30 - 10:00

Fotografia científica ambiental: Uma retrospectiva histórica

por Antonio Carlos Freitas

 

ACAF-60-e1404158352837-800x394

A imagem com seu grande poder de síntese sempre esteve presente ao longo do desenvolvimento humano. Experimentamos a sensação visual diariamente a partir do momento em que despertamos até o momento em que fechamos os olhos quando vamos dormir. Motivados por várias razões, nossos antepassados nos legaram informações valiosas dos seus hábitos de vida através das imagens por eles gravadas nas paredes das cavernas.

Dessa forma, a imagem, que transcende a barreira do idioma, vem contribuindo efetivamente para a difusão de conhecimentos através da percepção visual. Do ponto de vista da visualização da informação, a Fotografia desempenha um papel fundamental em diversas áreas, dentre elas, a científica, uma vez que a sua própria concepção está estritamente ligada ao desenvolvimento da ciência.

Nas mais diversas atividades do meio científico, a fotografia vem sendo cada vez mais utilizada para o registro e obtenção de dados, como apoio didático e também, na divulgação dos resultados das pesquisas, instituindo-se, assim, o conceito de Fotografia Científica.

A proposta dessa palestra é fazer uma retrospectiva histórica da fotografia explorando o envolvimento dos pensadores e cientistas ao longo do processo do seu desenvolvimento e também, da sua aplicação histórica no âmbito das ciências ambientais.

Detalhes

Data:
20 de agosto de 2016
Hora:
7:30 - 10:00
Categoria de Evento:
Evento Tags:
, , , , ,

Local

Auditório Geraldo Jordão Pereira
Rua Jardim Botânico, 1008, Casa 6
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro 20470-050 Brasil