JBRJ prepara comemoração para o Dia da Botânica e Dia do Índio

Publicado em 12/04/2017

Índio Timei Assurini / Foto: Raul Ribeiro

 

Na semana de 17 a 23 de abril, o Jardim Botânico vai oferecer atividades para os visitantes em comemoração ao Dia Nacional da Botânica (17) e ao Dia do Índio (19). Serão trilhas, palestras, filmes e atividade para adultos e crianças com um índio da etnia Assurini.

Confiram a programação completa:

 

17 de abril – Trilha Evolutiva

14h – Vamos caminhar pelo Arboreto e descobrir algumas características botânicas, visíveis a olho nu, que diferenciam estágios evolutivos na flora. E também vamos demonstrar como é feita a extração de DNA das plantas, para que serve e como funciona essa metodologia quando falamos em evolução das plantas.

 

Inscrições: no Centro de Visitantes, pelo telefone 3874-1808 ou presencial.

 

Vagas: 25 pessoas

 

Encontro em frente ao Centro de Visitantes

 

*em caso de chuva, a Trilha será cancelada e a Oficina do DNA será feita no Museu do Meio Ambiente

 

18 de abril – A cura pelas plantas

10h – Trilha

O pesquisador do JBRJ, Alexandre Quinet será o guia em um percurso pelo Arboreto identificando espécies da flora brasileira que são utilizadas por diferentes etnias indígenas e que são encontradas no Jardim.

 

Inscrições: Centro de Visitantes, pelo telefone 3874-1808 ou presencial.

 

Encontro em frente ao Centro de Visitantes

 

*em caso de chuva, a Trilha será cancelada

 

 

14h – Projeção de filme e palestra

À tarde, Alexandre Quinet vai conversar com o público sobre o documentário “O sonho do Pajé”, cujo roteiro e direção são de Bianca Vasconcellos, na sala multimídia do Museu do Meio Ambiente.

 

19 de abril – Projeção de filme e atividade interativa

10h – Projeção do filme “Jogos Indígenas” e uma conversa com a produtora Úrsula Corona. O documentário, dirigido por Maria Clara, foi realizado durante a primeira edição dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas, que aconteceu no Tocantins, em 2015. O trabalho apresenta culturas tradicionais com mais de três mil atletas indígenas oriundos de 23 países de cinco continentes.

 

14h – Atividade interativa

O índio Timei, da etnia Assurini, realizará a “Troca de saberes Awaete” com adultos e crianças no Arboreto do JBRJ. Ele proporá aos participantes atividades como imaginação guiada, trilha sensorial, contação de história, cantos e outras possibilidades de troca entre a cultura Awaete e a karai (não indígena).

 

Com apenas 40 anos de contato com a civilização, o povo Assurini do Xingu, é um exemplo de resistência. Sua cultura é admirada mundialmente. São exímios artesãos, ceramistas, construtores, caçadores e conhecedores da mata. A comunidade localizada no Médio Xingu, no estado do Pará, tem sobrevivido aos altos impactos ambientais de empreendimentos como Transamazônica, Belo Monte e agora a mineradora Belo Sun. Timei Assurini saiu de sua aldeia em busca de respostas, para entender e produzir alternativas para o que ele chama de Povos da Floresta, aqueles que entendem a importância da sobrevivência da floresta e seus povos.

 

Inscrições para atividade interativa: Centro de Visitantes, pelo telefone 3874-1808 ou presencial.

 

Vagas: 25 pessoas

 

Encontro em frente ao Centro de Visitantes

 

20 a 23 de abril – Projeção de filme

10 h – De 20 a 23 de abril, sempre às 10h, o público poderá assistir ao documentário “O sonho do Pajé”, na sala multimídia do Museu do Meio Ambiente.

 

 

Serviço:

Comemoração do Dia Nacional da Botânica e Dia do Índio no JBRJ

Data: de 17 a 23 de abril

Local: Museu do Meio Ambiente e Arboreto JBRJ

Endereço: Rua Jardim Botânico, 1008

Ingresso (apenas para as trilhas e atividades no Arboreto): R$ 15,00 (inteira) e R$ 7,50 (meia).