Tag: planeta

01 jul

Por que ser sustentável?

por Viviane Cunha

Somos herdeiros de conceitos da Revolução Industrial, focados na economia aberta, que considera que a natureza tem a capacidade de substituição infinita dos seus recursos. Com a Revolução Industrial veio também o estímulo de desejos e necessidades de consumo e a ideia da obsolescência programada – o novo como sinônimo de qualidade e o usado como pronto para ser reposto.

Com menos de 1 bilhão de habitantes no mundo em 1850, o engano de se encontrar só na economia – 1 dos 3 pilares da sustentabilidade – não parecia levar a desequilíbrios.

01 mar

Artigo de Sergio Besserman

por Sergio Besserman Vianna

Estudo recentemente publicado na Science trouxe notícia preocupante: a população mundial pode chegar a 12 bilhões antes de se estabilizar, ao invés dos 10 bilhões anteriormente previstos.

O cerne do desafio do desenvolvimento sustentável não é exatamente o tamanho da população mundial, mas sim seu impacto ambiental. Por exemplo, um norte americano emite em média cerca de 5,5 ton de carbono por ano, enquanto um africano emite cerca de 0,4.

01 out

Por que conservar as terras selvagens?

por Peter Green

“Por que conservar as terras selvagens?” Esta é uma pergunta que escuto com frequência, atuando como coordenador de conservação da Nova Scotia Nature Trust, uma pequena organização de conservação ambiental localizada na costa leste do Canadá.

Claro que a resposta para esta pergunta depende de quem você pergunta. Para mim, é simples. Nós precisamos conservar as terras selvagens para garantir que os processos biológicos e ecológicos naturais, que são tão críticos para toda a vida na Terra, sejam sustentados. Para conseguir isso, precisamos alocar não só uma abundância de terras selvagens, mas também a diversidade dos ecossistemas. Isso significa criar uma rede ecologicamente representativa de áreas protegidas que se estende e se conecta através do globo, proporcionando um amplo espaço para a vida selvagem prosperar.

01 maio

Sustentabilidade, quem precisa dela?

por Sergio Besserman Viana

Seria a natureza, o planeta?

“Estamos estragando o planeta, precisamos assumir nossas responsabilidades e salvar o planeta”. Nesta perspectiva, temos o desenvolvimento econômico e social de um lado, a conservação da natureza do outro e o que temos de perseguir é a harmonização entre esses objetivos contraditórios.