Tag: ecologia

01 jun

Mobilização popular e espaços públicos

por Nina Braga

Em meio a um período no qual muitos cariocas se perguntam se vale a pena continuar a viver em uma cidade na qual quotidianamente atos de barbárie são perpetrados contra inocentes, opto por acalentar nossos ânimos, recordando exemplos de práticas positivas de cidadania que fizeram – e fazem – diferença.

O Parque do Martelo, no Humaitá, é um marco. Graças à mobilização popular, hoje qualquer cidadão pode desfrutar deste lugar encantador, onde tudo está impecável: horta comunitária, brinquedos, sede do parque, jardins, etc. Foi uma luta extensa. Começou na década de 50/60, quando uma pequena favela foi removida. Depois, a área foi ocupada por uma oficina mecânica e, na sequência, uma grande construtora adquiriu o terreno de 16 mil m² para erguer um conjunto de prédios com 200 apartamentos.

01 Maio

Artigo de Elizabeth Cordeiro

por Elizabeth Cordeiro

De um lado da pista um manguezal, do outro uma bela praia de águas azuis e areias brancas. Foi com paisagens como esta que cheguei a um pequeno bairro na Paraíba e achei a casa da Jô do Osso. Bairro de gente humilde. Chão de terra, uma bicicleta estacionada no poste, uma rua sem saída com casas sem números ou números desordenados. Depois de meses trabalhando com suas peças de osso de boi, me vejo em sua oficina.

01 out

Por que conservar as terras selvagens?

por Peter Green

“Por que conservar as terras selvagens?” Esta é uma pergunta que escuto com frequência, atuando como coordenador de conservação da Nova Scotia Nature Trust, uma pequena organização de conservação ambiental localizada na costa leste do Canadá.

Claro que a resposta para esta pergunta depende de quem você pergunta. Para mim, é simples. Nós precisamos conservar as terras selvagens para garantir que os processos biológicos e ecológicos naturais, que são tão críticos para toda a vida na Terra, sejam sustentados. Para conseguir isso, precisamos alocar não só uma abundância de terras selvagens, mas também a diversidade dos ecossistemas. Isso significa criar uma rede ecologicamente representativa de áreas protegidas que se estende e se conecta através do globo, proporcionando um amplo espaço para a vida selvagem prosperar.