Tag: eco

01 jun

Mobilização popular e espaços públicos

por Nina Braga

Em meio a um período no qual muitos cariocas se perguntam se vale a pena continuar a viver em uma cidade na qual quotidianamente atos de barbárie são perpetrados contra inocentes, opto por acalentar nossos ânimos, recordando exemplos de práticas positivas de cidadania que fizeram – e fazem – diferença.

O Parque do Martelo, no Humaitá, é um marco. Graças à mobilização popular, hoje qualquer cidadão pode desfrutar deste lugar encantador, onde tudo está impecável: horta comunitária, brinquedos, sede do parque, jardins, etc. Foi uma luta extensa. Começou na década de 50/60, quando uma pequena favela foi removida. Depois, a área foi ocupada por uma oficina mecânica e, na sequência, uma grande construtora adquiriu o terreno de 16 mil m² para erguer um conjunto de prédios com 200 apartamentos.

01 maio

Artigo de Elizabeth Cordeiro

por Elizabeth Cordeiro

De um lado da pista um manguezal, do outro uma bela praia de águas azuis e areias brancas. Foi com paisagens como esta que cheguei a um pequeno bairro na Paraíba e achei a casa da Jô do Osso. Bairro de gente humilde. Chão de terra, uma bicicleta estacionada no poste, uma rua sem saída com casas sem números ou números desordenados. Depois de meses trabalhando com suas peças de osso de boi, me vejo em sua oficina.

01 ago

A cultura do consumismo

por Alexandra Lichtenberg

A cultura do consumismo na sociedade ocidental ganhou imenso estimulo após o final da segunda guerra mundial, como estratégia do governo norte-americano para recuperação da economia do país. Entre 1952 e 1956 a dívida de consumo aumentou de $27.4 bilhões para $41.7 bilhões (52%). Metade das famílias no nível de classe média estavam endividadas com pagamentos parcelados.

O relatório “O Estado do Mundo 2010”, do The Worldwatch Institute, mostra que:

Entre 1950 e 2005, consumo mundial cresceu seis vezes ao mesmo tempo em que a população cresceu apenas 2,2 vezes. Quer dizer: o consumo por pessoa cresceu três vezes nos últimos 50 anos.