Princesa do Japão planta Pau-brasil no Jardim Japonês do JBRJ

Publicado em 19/07/2018

A princesa japonesa, Mako de Akishino, filha do segundo príncipe na fila de sucessão ao trono do Japão, esteve no JBRJ no último dia 18/07 em comemoração aos 110 anos da imigração japonesa no Brasil. Ela plantou uma pequena muda de Pau-brasil produzida a partir de um clone genético da que foi plantada pelo atual imperador Akihito, em 1967, no jardim do então estaleiro Ishikawajima, atualmente o estaleiro Inhaúma, localizado no bairro do Caju. Um clone é uma cópia geneticamente idêntica de um ser vivo.

Seu plantio ficará entre os de outras autoridades japonesas, como as mudas de cerejeira e ipê, plantadas simbolicamente pela Princesa Sayako, filha de Akihito, que também reinaugurou o Jardim Japonês em 1995.

O príncipe Fumihito, pai de Mako, também esteve aqui e plantou um Pau-brasil no mesmo local que a filha. A delicadeza da cultura japonesa, representada por bonsais, cerejeiras, bambuzais, lagos artificiais, e pedras que representam a longevidade, misturam-se com plantas brasileiras no espaço dedicado ao Japão no JBRJ. Venha visitar!

 

Fotos: Ester Santos