O JBRJ recebe a exposição “O Jardim Botânico e a Expedição Belga no Brasil 1922-23”

Publicado em 06/07/2022

O JBRJ apresenta a exposição O Jardim Botânico e a Expedição Belga no Brasil 1922-23 – em cartaz até o dia 27 de setembro – que traz a público reproduções do rico acervo fotográfico do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico da expedição liderada pelo botânico Jean Massart ao Brasil há 100 anos, com destino à Amazônia.

Juntamente aos relatórios da viagem, que se encontram nas obras raras da Biblioteca do JBRJ, tais imagens constituem um valioso patrimônio científico.

Idealizada pelo médico e biólogo Jean Massart, reconhecido como um pioneiro na conservação da natureza na Bélgica, a expedição se estendeu por diferentes locais do Brasil e teve como objetivos o estudo da fauna e da flora e o recolhimento de objetos para demonstração nos cursos universitários.

As viagens da missão belga aconteceram em várias etapas: Rio de Janeiro; São Paulo; Minas Gerais e Bahia; Pernambuco, Ceará, Pará e Amazonas.

No Jardim Botânico do Rio de Janeiro, o grupo teve à sua disposição um laboratório e o acesso às coleções, planejadas e dirigidas pelos cientistas Antonio Pacheco Leão (diretor da instituição) e João Geraldo Kuhlmann. Os biólogos foram também a Xerém, com Adolpho Lutz, do Instituto de Manguinhos, e a Deodoro, com Arséne Puttemans, botânico belga ligado ao Ministério da Agricultura do Brasil.

A direção de design da exposição é de Mary Paz Guillen. Trechos do relatório belga foram utilizados, em conjunto com os textos que foram produzidos por especialistas do JBRJ: História (Alda Heizer), Etnobotânica (Viviane Stern da Fonseca-Kruel); Itatiaia (Claudia Barros), Amazônia (Rafaela Campostrini Forzza) e fotografia científica (Raul Ribeiro).

Por ocasião da exposição, no mês de agosto, o JBRJ promoverá também rodas de conversa com especialistas sobre fotografia e expedições científicas e oficinas com a equipe de Educação Ambiental.

A realização da exposição contou com o apoio da AAJB.

Serviço:
Exposição O Jardim Botânico e a Expedição Belga no Brasil 1922-23
Até 27/9/2022, diariamente, das 9h às 17h.
Local: Galpão das Artes do Jardim Botânico do Rio de Janeiro
Acesso pela Rua Jardim Botânico, 1008.
Entrada gratuita.