Nova área expositiva no Cactário do JBRJ

Publicado em 27/04/2018

No último dia 25/04 foi realizada uma cerimônia de abertura de um novo espaço no Cactário do Jardim Botânico do Rio de Janeiro. A exposição Cactos do Parque Estadual da Serra da Tiririca/Niterói, RJ inaugura o Espaço Com Ciência, ampliando a área do Cactário. Com curadoria de Ricardo Reis, esta exposição é resultado da expedição de 1 ano na Serra da Tiririca, que contou com o apoio do Instituto Estadual de Ambiente, o Inea.

Esta nova área expositiva dentro do arboreto promove a divulgação do trabalho científico da casa e traz o resultado das expedições, valorizando o trabalho da pesquisa e incentivando os pesquisadores a levarem até lá suas pesquisas e resultados, dando a elas maior visibilidade.

– Esta é só a primeira pesquisa dentre as muitas que espero expôr aqui. A gente pensou este espaço como uma forma de trazer o conhecimento científico de forma lúdica para os visitantes – afirma o curador da mostra.

Para Paulo Schiavo, diretor de Biodiversidade, Áreas Protegidas e Ecossistema do Inea, a ideia é integrar.

– Queremos aproximar cada vez mais a sociedade daquilo que sabemos fazer melhor: conservar a biodiversidade.

O presidente do JBRJ, Sergio Besserman Vianna, proferiu algumas palavras exaltando a importância do Jardim Botânico para a cidade do Rio de Janeiro.

– O Jardim Botânico do Rio de Janeiro integra pesquisa botânica em um espaço que agrega e encanta, temos que valorizar mais a pesquisa botânica e a conservação. Aqui, temos a oportunidade de transmitir conhecimento por onde as pessoas passam.