JBRJ tem programação especial sobre os biomas brasileiros

Publicado em 03/09/2021

O Jardim Botânico do Rio de Janeiro lança no próximo domingo 05/09, Dia da Amazônia, a programação temáticas sobre os seis biomas brasileiros – Caatinga, Mata Atlântica, Amazônia, Cerrado, Pantanal e Pampa -, além do Sistema Costeiro-marinho. A Amazônia será o primeiro contemplado na semana de 5 a 11 de setembro. Nos restaurantes instalados no Jardim, haverá cardápio com pratos típicos da gastronomia local, e, na nossa Loja Amigos do Jardim, estarão à venda os produtos inéditos da “Coleção Biomas Brasileiros”. Confira a programação:

– Domingo (5/9), às 10h
Reabertura da cabana do pescador e distribuição de livros
Fechada desde o início da pandemia, a cabana do pescador é uma reprodução das moradias tracionais amazônicas, e será reaberta à visitação pública. No seu interior, utensílios típicos ribeirinhos amazonenses poderão ser observados pelo visitante, proporcionando uma experiência histórica, cultural e ambiental da região.
Na ocasião, estarão disponíveis alguns exemplares do livro Mbaé Kaá – O que tem na mata – A botânica nomenclatura indígena, do naturalista João Barbosa Rodrigues, que foi diretor do JBRJ. A publicação ganhou uma nova edição, que foi ilustrada por jovens guarani da aldeia Pyau, no Jaraguá, São Paulo. Os visitantes poderão retirar gratuitamente os exemplares disponíveis.

– Terça, quarta e quinta-feira (7, 8 e 9/9), de 10h às 16h30
Acampamento do botânico no Lago das Tartarugas
Um acampamento botânico, com equipamentos e utensílios que pesquisadores levam nas expedições, será montado no Lago das Tartarugas. No local, o público poderá conhecer o trabalho de biólogos em campo. Pesquisadores mostrarão, por exemplo, como é feita a coleta de amostras de plantas e a preparação do material a ser transportado e, posteriormente, estudado.

– Sexta-feira (10/9), às 10h
Pré-lançamento do livro “A maloca entre artefatos e plantas: guia da Coleção Rio Negro de Richard Spruce em Londres” (evento online)
A publicação integra o projeto “Repatriamento digital de coleções bioculturais: conectando os conhecimentos científicos e indígenas na Amazônia”, apoiado pelo Jardim Botânico do Rio de Janeiro. O livro retrata coleções de objetos feitos com matérias-primas provenientes de plantas e animais, coletados, no passado, na Amazônia e hoje se encontram guardados em instituições na Europa. Trata-se de coleção representativa de artefatos, reunidos há 170 anos, pelo botânico viajante inglês Richard Spruce. Além disso, apresenta aspectos históricos e etnográficos da região do Alto Rio Negro no século 19 e traz uma visão geral das coleções científicas e sua importância para práticas de pesquisa intercultural.
A autoria é da pesquisadora do JBRJ Viviane Fonseca-Kruel, professora Luciana Martins, da Universidade de Londres, o antropólogo e pesquisador indígena Tukano do Alto Rio Negro, Dagoberto Lima Azevedo, o coordenador do Instituto Socioambiental/Rio Negro, Aloisio Cabalzar, William Milliken, Mark Nesbitt e Andrea Scholz.

– Sábado (11/9), às 10h30
Pré-lançamento do jogo de tabuleiro “A´pe-buese: aprender brincando”, no laboratório didático do Museu do Meio Ambiente, seguido de visita à Região Amazônica
O jogo lúdico foi inspirado na publicação “A maloca entre artefatos e plantas: guia da Coleção Rio Negro de Richard Spruce em Londres”. O jogo aborda plantas e artefatos do Alto do Rio Negro, na Amazônia, que contam um pouco da cultura, fauna e flora do bioma Amazônia, especialmente do Alto Rio Negro. Também será exibido um vídeo, que mostra o projeto desenvolvido em colaboração entre  Jardim Botânico do Rio de Janeiro em parceria com o Instituto Socioambiental (ISA), a Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (FOIRN), a Birkbeck – Universidade de Londres, o Jardim Botânico Real de Kew Gardens, British Museum e o Museu Etnográfico de Berlim. A atividade, realizada pelo Serviço de Educação Ambiental do JBRJ, será seguida de visita à Região Amazônica.

Para participar da atividade programada para o sábado (11/09), é preciso fazer inscrição prévia pelo e-mail cvis@jbrj.gov.br ou tel. (21) 3874-1808.

Foto: Alexandre Machado