O prédio do Museu do Meio Ambiente se tornará receptivo do Programa Ecomuseu

Publicado em 06/07/2022

O prédio do Museu do Meio Ambiente se tornará receptivo do Programa Ecomuseu – Jardim Botânico do Rio de Janeiro e Shell celebram parceria.

Através do acordo firmado nesta terça-feira, dia 28, a Shell Brasil agora é patrocinadora do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ). Com investimento inicial de R$ 10 milhões em um acordo de três anos, a parceria inclui a reforma e a transformação do Museu do Meio Ambiente do JBRJ em porta de entrada do Programa Ecomuseu.

Esse conceito oferecerá aos visitantes uma visão integrada e moderna do vasto, e precioso, patrimônio histórico bicentenário ali presente.

O casarão do século XIX, que hoje abriga o Museu, passará por uma grande transformação e sua reinauguração, que contará com uma exposição permanente, está prevista para o segundo semestre de 2023.

O contrato inclui também outras benfeitorias e ações gratuitas para o público, ainda em 2022.

“É com grande alegria e expectativa que celebramos esta parceria de tanto potencial, que impulsionará uma iniciativa inédita para o Jardim Botânico do Rio através da valorização de seu rico acervo científico, histórico e cultural, além de potencializar a disseminação do conhecimento aqui abrigado e produzido”, destaca a presidente do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, Ana Lúcia Santoro.

Este é o primeiro grande acordo celebrado no âmbito do Marco de Parcerias, lançado pelo Jardim Botânico do Rio no ano passado.

Através desta portaria, parceiros que valorizam a conservação da biodiversidade e a disseminação do conhecimento científico podem fazer parte da construção da história do Jardim.

O Programa de Parcerias não prevê transferência de recursos financeiros para o JBRJ. Os projetos serão executados diretamente pelo patrocinador ou indiretamente, por meio de operadores, sob a supervisão do Jardim Botânico.

Foto: Anamaria Giglio