JBRJ participa da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Publicado em 18/10/2019

O Jardim Botânico do Rio de Janeiro participa da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2019 com uma programação variada para todas as idades. Serão estandes, exposição, oficinas, jogos e palestras mostrando ações inovadoras, projetos de pesquisa e de educação e divulgação da ciência produzida na instituição. O evento também contará com a participação da Embrapa Solos.

No Teatro do Jardim, que abrirá especialmente para a semana, uma sala será dedicada à ilustração botânica, com exposição de obras de ilustradores renomados e produções do curso da Escola Nacional de Botânica Tropical. No Foyer do Teatro também haverá oficina de tinta de solos, com a equipe da Embrapa, e, na área aberta, oficina de Jardinagem com a equipe de Responsabilidade Socioambiental do JBRJ.

Nos estandes no Foyer, o público poderá conhecer pesquisas sobre polinização e dispersão de sementes, e restauração florestal desenvolvidas por alunos da ENBT, além de descobrir o que é um herbário e sua importância para a ciência e conservação da biodiversidade. Na oficina de herborização, os participantes vão aprender técnicas de preparo e conservação de amostras botânicas para estudo.

No estande das Coleções Vivas do Jardim, os visitantes conhecerão uma nova tecnologia de recipientes biodegradáveis para substituir os recipientes plásticos na produção de mudas.

O programa Educativo traz para o evento atividades divertidas para falar sobre patrimônio e memória, bem como sobre a produção e o descarte de resíduos. Já o Núcleo da Fauna do JBRJ preparou brincadeiras que apresentam os bichos que vivem no Jardim. Além disso, os visitantes poderão participar de um jogo de corrida (de tabuleiro) sobre sustentabilidade com a equipe de Responsabilidade Ambiental do JBRJ.

Confira a programação completa em na aba Agenda Cultural ou clique aqui.