JBRJ lança plataforma virtual com pesquisas e projetos científicos

Publicado em 13/04/2021

Além de ser um dos principais pontos turísticos do Rio de Janeiro, o Jardim Botânico é, também, um dos Institutos de Pesquisas mais renomados do país, com atuação nacional no conhecimento e conservação da biodiversidade. Para tornar esse trabalho acessível, o Núcleo de Ciência da Computação e Geoprocessamento (NCCG), da Diretoria de Pesquisas do Instituto, criou a publicação eletrônica JBRJ Nacional.

Ela detalha os projetos de pesquisa e outras atuações do JBRJ em âmbito nacional. Pelos mapas disponibilizados, pode-se visualizar como os projetos de atuação direta, em suas diferentes linhas de pesquisa, estão distribuídos por 16 estados do país –  Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Maranhão,  Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Rondônia, Roraima, Santa Catarina e São Paulo – além do Distrito Federal. Os projetos se dão em uma diversidade de áreas de conhecimento, como taxonomia, ecologia, conservação e outras.

Os mapas são dinâmicos e navegáveis, permitindo saber não apenas os estados onde os projetos são desenvolvidos, mas qual a localidade, a linha de pesquisa a que estão relacionados, o título da pesquisa, o pesquisador responsável e informações sobre instituições parceiras, entre outras funcionalidades. Esta é mais uma importante ferramenta de transparência e disseminação do conhecimento produzido no país.

Clique e acesse o JBRJ Nacional.