JBRJ comemora o Dia do Meio Ambiente com uma semana de programação cultural

Publicado em 03/06/2019

O JBRJ comemora o Dia do Meio Ambiente (5 de junho) com uma semana inteira de atividades culturais para todas as idades e gostos. Confira a programação abaixo e programe-se para uma verdadeira imersão ambiental até o próximo sábado.

Visitas guiadas*

Segunda, 3 de junho – Roteiro Botânico com Thais Hidalgo, às 14h – a tecnologista da coordenação de Coleções Vivas do JBRJ leva os visitantes para conhecerem algumas das espécies de plantas mais interessantes no arboreto e nas estufas do Jardim. Ponto de encontro: Centro de Visitantes

Terça e quarta, 4 e 5 de junho – Vem para a Pesquisa! Uma oportunidade para visitar o local de trabalho dos cientistas!
– Visita ao Herbário – manhã: das 10h às 10h40;  tarde: das 14h às 14h40.
– Oficina de herborização de plantas – manhã: das 10h40 às 11h;  tarde: das 14h40 às 15h.
– Laboratório de portas abertas – o público poderá observar as células das diversas estruturas das plantas em diferentes tipos de microscópios, no Laboratório de Botânica Estrutural – manhã: das 11h às 12h; tarde: das 15h às 16h.

Quinta, 6 de junho
– Roteiro Botânico com Alexandre Quinet, às 10h – em trilha pelo arboreto, o pesquisador do JBRJ fala do conhecimento indígena sobre as plantas, seus usos e significados.
– Visita guiada ao Solar da Imperatriz, às 14h.
Ao completar 18 anos de atividade, a Escola Nacional de Botânica Tropical (ENBT), instalada no Solar da Imperatriz, abre as portas do prédio histórico para visitação.
Como chegar: estacionamento no local ou ônibus 409 ou 416 (mais caminhada de 400m a partir do ponto final).

*Inscrições no Centro de Visitantes – (21) 3874-1808 ou  cvis@jbrj.gov.br

Palestras, oficinas e exposição sobre Sustentabilidade

4 de junho, às 9h30 – Oficina e exposição de Artesanato Sustentável, com Alfredo Borret.
Local: Galpão das Artes.

6 de junho
– às 10h – Oficina de Artesanato sustentável, com Fabiana Campos e Claudia Lobo (NERJ Sustentável). Local: Galpão das Artes.
– às 14h – Palestra CERMA sustentável: os critérios  de sustentabilidade nas obras e na manutenção do JBRJ, com Marcelo Ferreira. Local: Museu do Meio Ambiente. Após a palestra haverá visita guiada pelas instalações do JBRJ.

7 de junho, às 10h – Palestra com Viviane Montebello, da Rede Rio Mulher. Local: Museu do Meio Ambiente.