Jardim Botânico na mídia

Publicado em 17/04/2018

O Jardim Botânico do Rio de Janeiro têm tido destaque nos veículos midiáticos dos últimos meses. Pesquisa realizada pela Veja Rio mostra que o JBRJ é o parque mais querido pelos cariocas. Reportagem da Época traz algumas espécies exclusivas da flora do Instituto de Pesquisas. O Globo fala sobre a recente parceria entre o Jardim e a Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca.

De acordo com pesquisa realizada pela Veja Rio, que fez o levantamento dos lugares, lojas e marcas favoritas dos cariocas, o Jardim Botânico do Rio de Janeiro foi considerado o parque preferido pelos moradores do Rio, com 38,5% dos votos. A pesquisa foi publicada na edição de 21 de março da revista, em reportagem realizada por Dilson Júnior, Renata Magalhães e Saulo Guimarães.

“Príncipe regente português, dom João VI queria construir um jardim para a aclimatação de espécies vegetais provenientes de outras partes do mundo. Essa é a origem do Jardim Botânico, um dos mais importantes centros de pesquisa do planeta na área de botânica. Desde a sua abertura à visitação pública, após 1822, já passaram por lá nomes ilustres, como o físico alemão Albert Einstein e a rainha Elizabeth II, do Reino Unido. Hoje, o espaço recebe quase 1 milhão de visitantes por ano, que encontram ali de informações científicas sobre as plantas a atrações gastronômicas.” (Veja Rio, 20/03/2018)

A edição de 12 de abril da revista Época trouxe uma reportagem sobre as “Flores raras e nada banais do Jardim Botânico”. Com fotos de Márcia Foletto e texto de Ana Lúcia Azevedo, o registro fala das riquezas da flora do Jardim Botânico, mostrando espécies exclusivas do Jardim como a Gomesa ramosa, a orquídea do Espinhaço, ameaçada de extinção.

“[O Jardim Botânico é] Tão rico que acaba de ser reconhecido como o de maior número de espécies exclusivas entre as instituições do gênero no mundo. Das 2.750 espécies plantadas lá, 850 são únicas, segundo a Botanic Gardens Conservation International. A organização reúne 500 jardins botânicos em mais de 100 países, entre eles os mais importantes do mundo.” (Época, 12/04/2018)

A edição de domingo do jornal O Globo falou sobre a recente parceria entre o JBRJ e a Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca, que promete trazer, uma vez por mês, a orquestra para uma apresentação musical nos eventos do Domingo no Jardim. Com um texto sensível, a repórter Giselle Ouchana contou a história através de relatos de Maria Inês, de 13 anos, Gabriel Lucas, de 15, alunos da rede municipal de ensino que descobriram na música uma nova oportunidade.

“Era a primeira vez que ela e a mãe colocariam os pés no parque, criado em 1808 por Dom João, então príncipe regente português. Mas foi com as mãos que a violinista da Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca agarrou a oportunidade. Era a estreia também do grupo por lá, marcando o início de uma parceria que pretende fazer o som ecoar um domingo por mês no local.” (O Globo, 15/04/2018)