JARDIM BOTÂNICO DO RIO, 210 ANOS DE ESPLENDOR

Publicado em 13/06/2018

Arboreto / Foto por Alexandre Machado

 

 

PARABÉNS JARDIM BOTÂNICO!

 

O Jardim Botânico do Rio de Janeiro completa 210 anos neste mês de junho de 2018. Nascido de um engenho de cana de açúcar, às margens da então chamada Lagoa de Sacopenapã (atual Rodrigo de Freitas), originalmente Fazenda Nossa Senhora da Lagoa, incorporada à Coroa portuguesa, onde abrigaria uma fábrica de pólvora e peças de artilharia para a defesa da nova sede do governo português, concebido para ser um jardim de aclimatação de espécies vegetais trazidas do estrangeiro.

 

Tem nome oficial pomposo, Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, uma autarquia federal, e a finalidade de promover, realizar e divulgar o ensino e as pesquisas técnico-científicas sobre os recursos florísticos do Brasil, visando o conhecimento e a conservação da biodiversidade, bem como manter as coleções científicas sob sua responsabilidade, em consonância com as diretrizes das políticas nacionais de meio ambiente fixadas pelo Ministério do Meio Ambiente.

 

Sim, o Jardim Botânico é muito mais do que um belíssimo arboreto onde passear e aproveitar a natureza no meio de um ambiente urbano. E não que isso seja pouco! O Jardim também é, por definição, um instituto de pesquisas, reconhecido pela comunidade científica internacional, dispõe de laboratórios especializados (Algas, Biologia Molecular, Bioquímica, Botânica Estrutural, Fungos e Sementes); coleções biológicas e museológicas; desenvolve diversas pesquisas científicas (taxonomia, anatomia, morfologia, fisiologia, biogeografia, fitogeografia, ecologia e conservação, história da ciência, fitopatologia e outros temas associados a jardins botânicos), realiza expedições (Matas Secas Bolivianas; Montanhas Amazônicas; Rede Abrolhos), além de reunir uma equipe de cientistas e pesquisadores respeitados internacionalmente.

 

A Associação de Amigos do Jardim Botânico, uma associação civil sem fins lucrativos, tem por objetivo dar apoio às atividades do Jardim Botânico, com quem desenvolveu um relacionamento estreito de parceria e admiração durante essa convivência harmoniosa ao longo dos anos.

 

Nesse aniversário em especial, o Jardim Botânico entra em uma nova fase, a da inovação digital, com expansão da cobertura wi-fi, recém criado aplicativo App de visitação para celulares e tablets, capaz de dar informações sobre trilhas, plantas, animais, monumentos, localização de principais atrações e pontos de interesses. O projeto Transformação Digital e Educação Ambiental do Jardim Botânico do Rio de Janeiro deverá ser implementado em várias fases e inclui a adoção do QR Code (código de barras para leitura no celular). Para a implementação desse projeto tecnológico, foi essencial o apoio recebido da Fundação Banco do Brasil, o que agora também viabilizará, com ineditismo para órgãos públicos federais, a utilização de cartão de débito para a compra de ingressos em um novo sistema de bilheterias. Será oferecido novo programa de visitas guiadas nos carrinhos elétricos. Haverá ainda a inauguração do “Caminhos do Sagrado”, com seu Jardim Bíblico, e dois novos roteiros, a Trilha Indígena e a Trilha Africana. A celebração inclui ainda medalha comemorativa cunhada pela Casa da Moeda e selo personalizado lançado pelos Correios.

 

Há muitas formas de se colaborar com o Jardim Botânico: com seu trabalho; com suas sugestões, críticas e elogios; com um pouco do seu tempo; com suas ideias; com patrocínios e apoio financeiro; com informações; com parcerias comerciais, educacionais ou científicas; com citações e outros modos de divulgação.

 

Assim, ao comemorarmos o 210º aniversário do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, gostaríamos de cumprimentar, oferecendo o nosso reconhecimento e a nossa gratidão, todas as pessoas que de alguma forma têm contribuído direta ou indiretamente para a concepção, a preservação, a conservação e o enriquecimento desse nosso patrimônio natural, histórico, cultural e afetivo.

 

Neste mês de junho em que também celebramos o Dia Mundial do Meio Ambiente e o Dia dos Namorados no Brasil, aproveitamos para declarar a nossa paixão e fazer juras de amor eterno ao Jardim Botânico do Rio de Janeiro!

 

A Diretoria