Conheça a missão social do Museu do Meio Ambiente

Publicado em 27/03/2020

O Serviço de Educação Ambiental do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de
Janeiro, criado em julho de 1992, funciona no Educativo do Museu do Meio Ambiente
com uma equipe multidisciplinar. Seu objetivo é formar sujeitos críticos com base na conservação da biodiversidade e na sustentabilidade socioambiental.

O JBRJ segue todas as orientações e regulamentações do CONAMA – Conselho Nacional de Meio Ambiente em termos de registros e educação ambiental, que se dá pelo laboratório didático, onde se faz o acolhimento de escolas públicas e particulares, com direito à capacitação de professores de acordo com a faixa etária e necessidades especiais dos alunos. Eles se inscrevem e, em uma manhã, absorvem o conhecimento ambiental que o JBRJ proporciona para poder repassá-lo aos alunos, não só durante a visita da turma ao arboreto, mas também em sala de aula.

Abre-se então um grande portal de ideias, cores, texturas e novos aprendizados teóricos para a nova geração. Os educadores saem do Museu com certificação e aptos a levarem novas turmas a um novo passeio rico em consciência. Além de ser uma excelente estratégia didática para chamar a atenção de crianças e adolescentes para as causas ambientais, o professor também se sente mais entusiasmado a estender sua missão educativa para além da sala de aula, uma vez que ele percebe a importância de proporcionar novas experiências a alunos que na maioria das vezes não teriam a oportunidade de conhecer a biodiversidade do jardim.

A divulgação da formação de professores é feita através do “boca a boca”: um professor indica para outro, que depois indica para mais um e assim novas gerações de educadores enriquecem seu conhecimento ambiental e formam novos cidadãos com apreço pelo meio ambiente. Só no ano passado, o Educativo recebeu mais de 20 mil alunos e 9 mil professores – em sua maioria da rede pública. Existe ainda um cardápio de atividades como trilhas pelo parque com temas específicos, contação de histórias, ilustração de espécies da fauna e outros. Além da educação ambiental, o Educativo também promove a Educação Museal, explorando todo o acervo do Museu, divulgação científica e exposições temporárias.

Foto: Anamaria Giglio