Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Semana da Botânica e do Índio

19 de abril de 2017 | 10:00 - 16:00

Na semana de 17 a 23 de abril, o Jardim Botânico vai oferecer atividades para os visitantes em comemoração ao Dia Nacional da Botânica (17) e ao Dia do Índio (19). Serão trilhas, palestras, filmes e atividade para adultos e crianças com um índio da etnia Assurini.

 

19 de abril – Projeção de filme e atividade interativa

10h – Projeção do filme “Jogos Indígenas” e uma conversa com a produtora Úrsula Corona. O documentário, dirigido por Maria Clara, foi realizado durante a primeira edição dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas, que aconteceu no Tocantins, em 2015. O trabalho apresenta culturas tradicionais com mais de três mil atletas indígenas oriundos de 23 países de cinco continentes.

 

14h – Atividade interativa

O índio Timei, da etnia Assurini, realizará a “Troca de saberes Awaete” com adultos e crianças no Arboreto do JBRJ. Ele proporá aos participantes atividades como imaginação guiada, trilha sensorial, contação de história, cantos e outras possibilidades de troca entre a cultura Awaete e a karai (não indígena).

 

Com apenas 40 anos de contato com a civilização, o povo Assurini do Xingu, é um exemplo de resistência. Sua cultura é admirada mundialmente. São exímios artesãos, ceramistas, construtores, caçadores e conhecedores da mata. A comunidade localizada no Médio Xingu, no estado do Pará, tem sobrevivido aos altos impactos ambientais de empreendimentos como Transamazônica, Belo Monte e agora a mineradora Belo Sun. Timei Assurini saiu de sua aldeia em busca de respostas, para entender e produzir alternativas para o que ele chama de Povos da Floresta, aqueles que entendem a importância da sobrevivência da floresta e seus povos.

 

Inscrições para atividade interativa: Centro de Visitantes, pelo telefone 3874-1808 ou presencial.

 

Vagas: 25 pessoas

 

Encontro em frente ao Centro de Visitantes

Detalhes

Data:
19 de abril de 2017
Hora:
10:00 - 16:00
Categorias de Evento:
,
Evento Tags:
,

Local

Jardim Botânico do Rio de Janeiro
Rua Jardim Botânico, 1008 Jardim Botânico
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro 22470180 Brazil