Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

PALESTRA GRATUITA | Expedição botânica à Serra do Cachimbo

23 de novembro de 2019 | 10:30 - 12:00

Livre

Diante do avanço excepcional das interferências antrópicas sobre as áreas naturais que outrora ocuparam integralmente o território brasileiro, a ampliação de esforços de pesquisa de campo para documentar a mega diversidade florística do Brasil antes que esta seja completamente extirpada torna-se urgente. O patrimônio natural brasileiro supera em riqueza de espécies a flora de qualquer outra nação tropical de dimensões semelhantes, e diante do enorme desafio imposto aos mais diversos setores da sociedade de garantir a integridade deste insubstituível bem, a necessidade de conduzir investigações de base como a coleta de material botânico em áreas pouco conhecidas botanicamente representa o primeiro passo para garantir um futuro perene para estas espécies. Afinal, só conservamos efetivamente o que conhecemos. Assim, Eduardo Fernandez, Gustavo Martinelli e Haroldo Lima se reúnem nesta ocasião para descortinar de maneira ilustrativa todo o processo de organização de uma expedição científica a uma área prioritária, além de explorar os desafios e as superações existentes quando pesquisadores se propõem a ir atrás do desconhecido – no caso, a enigmática flora da região compreendida pela Serra do Cachimbo, no estado do Pará.

Palestrantes:
* Eduardo Fernandez é biólogo, mestre em Diversidade e Conservação de Plantas pela University of Reading, UK (2016). Sua experiência concentra-se nas áreas de botânica, ecologia da paisagem, biologia da conservação e fitogeografia, além de especialização em genética aplicada à conservação. Possui interesse em temas como biodiversidade de ecossistemas de montanhas tropicais e história evolutiva de vegetação campestre no neotrópico.

* Haroldo C. Lima possui graduação em Ciências Biológicas pela Faculdade de Humanidades Pedro II (1977), mestrado em Ciências Biológicas (Botânica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987) e doutorado em Ecologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Atualmente é pesquisador associado do Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro e professor do PPG da Escola Nacional de Botânica Tropical. Tem experiência na área de Botânica, com ênfase em sistemática e biogeografia, atuando principalmente nos seguintes temas: Leguminosae, taxonomia de plantas da mata atlântica e conservação.

* Gustavo Martinelli possui doutorado pela Faculty of Sciences – University of St.Andrews, UK (1994). Atualmente é pesquisador titular do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro e coordenador do Centro Nacional de Conservação da Flora (CNCFlora). Nomeado como Ponto Focal do Brasil junto a Estratégia Global para Conservação de Plantas – GSPC/CDB. Docente do Programa de Pós-Graduação da Escola Nacional de Botânica Tropical-ENBT/JBRJ, Professor credenciado da Open University, UK; membro do Conselho de Administração da Fundação SOS Mata Atlântica; Responsável pelo “Brazilian Plant Red List Authority” da IUCN.

Detalhes

Data:
23 de novembro de 2019
Hora:
10:30 - 12:00
Preço:
Livre
Categorias de Evento:
,
Evento Tags:
, , , ,

Local

Auditório Geraldo Jordão Pereira
Rua Jardim Botânico, 1008, Casa 6
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro 20470-050 Brasil

Organizador

Associação de Amigos do Jardim Botânico