Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

LANÇAMENTO DO LIVRO “FLORA FLUMINENSIS” NESTA QUARTA-FEIRA

20 de junho de 2018 | 16:00 - 17:00

Nesta quarta-feira, 20 de junho, às 16h, no Solar da Imperatriz, haverá o lançamento do livro “Flora fluminensis de frei José Mariano da Conceição Vellozo – Documentos”, acompanhado de mesa-redonda.

A obra é uma reedição ampliada que contém documentos relativos à publicação “Flora fluminensis“, do padre franciscano José Mariano da Conceição Vellozo (1742-1811), um dos principais naturalistas da América portuguesa, considerado o pai da botânica no Brasil. Sua gigantesca obra descreve 1.640 espécies de vegetais brasileiros.

O lançamento é uma coedição feita pelo Arquivo Nacional e a Editora da Universidade Federal Fluminense (Eduff). O volume inclui ainda documentos sobre mineralogia, botânica, zoologia e referências a publicações como a Flora brasiliensis e a paraensis, e os capítulos “Naturalistas viajantes”, “Frades cientistas” e uma “Miscelânea” composta do projeto para a Academia Real do Rio de Janeiro e de documentos da Tipografia do Arco do Cego.

No dia do lançamento, haverá uma mesa-redonda com a seguinte composição: Aníbal Bragança, diretor da Eduff; Claudia Heynemann e Maria Elizabeth Brea, pesquisadoras do Arquivo Nacional; Begonha Bediaga, Marcos Gonzalez e Haroldo C. de Lima, pesquisadores do JBRJ; Leonardo Fontes, Coordenador de Pesquisa, Educação e Difusão do Acervo do Arquivo Nacional (mediação).

Detalhes

Data:
20 de junho de 2018
Hora:
16:00 - 17:00