Casa dos Pilões: restauro e melhoria da infraestrutura

Sítio Arqueológico, bem da União (Lei Federal nº3924/61) e patrimônio cultural do JBRJ, a Casa dos Pilões era uma das unidades de produção da Real Fábrica de Pólvora da Lagoa Rodrigo de Freitas, ali instalada entre 1809 e 1831.

A Fábrica de Pólvora desempenhou um papel de vital importância para a segurança do Império do Brasil, como responsável pela produção do explosivo que abastecia todo o mercado brasileiro. Na Oficina do Moinho dos Pilões realizava-se a etapa mais perigosa do processo de produção do explosivo – a compactação da pólvora.

Dentre os inúmeros usos dados ao prédio ao longo dos séculos XIX e XX, o último foi o Museu Botânico Kuhlman, instalado na casa até 1984, ano em que este se transfere para o prédio da administração do Jardim e tem início o processo de restauro conduzido pelo IPHAN.

Após quase três décadas desde a última intervenção, a edificação, seu entorno imediato, interior e expositores hoje se encontram em estado bastante precário, exigindo recuperação. O telhado apresenta infiltrações, há umidade ascendente nas paredes, as esquadrias e madeiramento do telhado apresentam comprometimento por conta de infestação de cupins e o mobiliário interno composto de balcão e expositores diversos requerem substituição, visando a valorização de seu acervo e modernização das instalações.

Apesar dessas deficiências, hoje o Sítio Arqueológico Casa dos Pilões é visitado por cerca de 9.000 pessoas / mês, incluindo uma grande quantidade de escolas. Com as intervenções, certamente, esse número de visitantes será maior, ampliando, sobremaneira, o acesso da população ao patrimônio histórico.

Neste sentido, a proposta de reforma da Casa dos Pilões inclui a requalificação de sua museografia, composta de uma série de projetos complementares, como: programação visual, luminotécnica, instalações, reforma da maquete, cenografia, produção de vídeo e paisagismo, além do mapeamento de danos e projeto de reforma do prédio. Com as intervenções propostas, será possível ao visitante relacionar a edificação com seu uso primeiro de fábrica de pilões, e permitirá devolver ao público visitante este importante pilar da história de nosso país.

Para melhoria e manutenção da edificação serão necessárias algumas intervenções como: pintura externa, limpeza e rejuntamento das paredes, renovação das instalações hidráulicas, revisão e adequação dos sensores de movimento, revisão elétrica, instalação de sistema de segurança com câmeras, recuperação da vitrine com maquete e restauração do telhado.

O orçamento total previsto é de R$ 2.450 mil, e o prazo de execução do investimento é de 24 meses.

Voltar