Agenda cultural

Carregando Eventos
Encontre Eventos

Anteriores Eventos

Eventos Navegação por Lista

março de 2019

LANÇAMENTO DO LIVRO DOS PÉS À CABEÇA

28 de março | 19:00 - 22:00
Auditório Geraldo Jordão Pereira, Rua Jardim Botânico, 1008, Casa 6
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro 20470-050 Brasil

Luiza Aquim, conselheira da AAJB e criadora de uma grife gastronômica, conta sua história em um livro repleto de episódios bem humorados. Em “Dos pés à cabeça”, ela abre o coração e o baú das memórias com o registro de todas as fases de sua vida, incluindo a atual, como ceramista.

Leia mais »

LANÇAMENTO DA LISTA DA FLORA DE ITATIAIA

29 de março | 15:00 - 17:00
Museu do Meio Ambiente, Rua Jardim Botânico, 1008, casa 6
Rio de Janeiro, RJ 22470-180 Brasil

Primeiro resultado do projeto “Redescobrindo espécies ameaçadas em Unidades de Conservação da Floresta Atlântica: bases para gestão, conservação e acesso à informação”, que é uma iniciativa de pesquisadores do Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ), da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e de outras sete instituições. A Lista da Flora de Itatiaia integrará o Catálogo de Plantas das Unidades de Conservação do Brasil, um sistema no qual listas de plantas de todas as UCs brasileiras poderão ser disponibilizadas…

Leia mais »

Palestra Pedras Portuguesas

30 de março | 10:30 - 12:00
Auditório Geraldo Jordão Pereira, Rua Jardim Botânico, 1008, Casa 6
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro 20470-050 Brasil

A pedra portuguesa foi um elemento estruturante na obra de Pereira Passos, Carlos Perry e Burle Marx, além de ter sido um fator decisivo no Jardim Modernista Brasileiro. Hoje, é usada por Rosa Grega entre outros. A palestra apresentará as origens remotas na Grécia e em Roma, sua consolidação em Portugal e a revolução estética propostas pelo modernismo carioca. Facilitador: Marco Cavalcanti Paisagista, arquiteto, artista plástico e professor de arquitetura da Faculdade Santa Úrsula. Trabalhou com Fernando Chancel e Burle…

Leia mais »

abril de 2019

Livre

LANÇAMENTO DO DOCUMENTÁRIO TEMPLO VERDE

4 de abril | 18:00 - 7 de abril | 21:00
Museu do Meio Ambiente, Rua Jardim Botânico, 1008, casa 6
Rio de Janeiro, RJ 22470-180 Brasil

Dirigido por Luiz Eduardo Lerina, o documentário "Templo Verde" conta com a participação da diretora e paisagista da AAJB, Cecilia Beatriz da Veiga Soares, do fotógrafo e conselheiro João Quental e dos biólogos do JBRJ Gustavo Martinelli e Henrique Rajão, que guiam o espectador pela diversidade e exuberância da natureza do Jardim Botânico do Rio de Janeiro. A obra faz convite à uma reflexão sobre a floresta cercada pelo meio urbano, os riscos e desafios para sua conservação e a…

Leia mais »
Livre

PALESTRA GRATUITA | FLORES DA SERRA DO CIPÓ

27 de abril | 10:30 - 12:00
Auditório Geraldo Jordão Pereira, Rua Jardim Botânico, 1008, Casa 6
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro 20470-050 Brasil

A Flora do Parque Nacional da Serra do Cipó de MG - Campos Rupestres -, conhecida pelas mais diversas cores e também pela sua diversidade, será apresentada na palestra deste mês. Suas flores, que estão a mais de 1.300 metros de altura, são fontes de estudo para Alfeu Campos, palestrante de abril, que com mais 11 ambientalistas, possui duas Reservas Particulares do Patrimônio Natural nesta região.

Leia mais »

TRILHA DA CAATINGA

30 de abril | 11:00 - 3 de maio | 14:00
Museu do Meio Ambiente, Rua Jardim Botânico, 1008, casa 6
Rio de Janeiro, RJ 22470-180 Brasil

O Jardim Botânico do Rio de Janeiro comemora a data destacando, durante uma semana, as espécies da Caatinga que estão presentes em suas coleções de plantas vivas e o Educativo do Museu Meio Ambiente vai levar os visitantes a conhecer cada uma delas, ao longo da Trilha da Caatinga. A capacidade de adaptação das plantas deste bioma, marcado pelas secas, e a poesia da tradição popular nordestina se integram ao longo da trilha, que acontecerá entre os dias 30/4 a…

Leia mais »

maio de 2019

OrquidaRio

3 de maio - 5 de maio
Jardim Botânico do Rio de Janeiro, Rua Jardim Botânico, 1008 Jardim Botânico
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro 22470180 Brazil

A OrquidaRio, exposição de Orquídeas que acontece duas vezes ao ano no JBRJ, acontecerá entre os dias 3 e 5 de maio. Os visitantes poderão apreciar centenas de espécies de orquídeas expostas e participar de atividades variadas como visita guiada, workshops gratuitos e cursos. Dia 3/5 – 6ª feira 10h Visita pública – Exposição e vendas “S.O.S Orquídeas” com Andrew Fogtman Visita guiada no orquidário 14h “Oficina de cultivo básico de orquídeas” com Ricardo de Figueiredo Filho Dia 4/5 – sábado 10h Visita…

Leia mais »

DIA DO PAU-BRASIL

3 de maio | 10:00 - 15:00

Em comemoração ao Dia do Pau-brasil, o Museu do Meio ambiente receberá os visitantes no Laboratório Didático do Museu para contar a história e curiosidades sobre a espécie, além de observação das células vegetais da árvore através de microscópios e lupas, e por fim uma caminhada até o exemplar de Pau-brasil dentro do Arboreto.

Leia mais »

SEMANA NACIONAL DOS MUSEUS

13 de maio | 8:00 - 19 de maio | 17:00
Museu do Meio Ambiente, Rua Jardim Botânico, 1008, casa 6
Rio de Janeiro, RJ 22470-180 Brasil

O Educativo do Museu do Meio Ambiente apresentará contos e canções aos visitantes durante a 17ª edição da Semana Nacional de Museus, que tem como tema “Museus como Núcleos Culturais: O Futuro das Tradições". Haverá também caminhada pelo Arboreto, acompanhada por educadores. Contos e canções: A lenda da noite, Iara; O mistério das árvores que emitem trovões na floresta amazônica, canções de trabalho; entre outros saberes tradicionais dos povos da floresta. Horários: às 10h e às 14h Local: Museu do…

Leia mais »
R$30

Trilha Histórica Noturna

22 de maio | 19:00 - 21:00

Trilha Histórica Noturna abordará os recursos naturais e históricos do arboreto. Ao longo do percurso serão interpretados pontos de relevância entre espécies botânicas, monumentos artísticos e arquitetônicos. Roteiro: Portão 04 - Histórico e Regulamento de Uso Público Sede do Engenho de Nossa Senhora da Conceição da Lagoa - Centro de Visitantes Cactário Cactário (A ida ao Cactário para a observação da floração noturna dos cactos está condicionada à floração, portanto só saberemos um dia antes da visita se ela acontecerá).…

Leia mais »
+ Exportar Eventos