Tag: economia

01 jul

Por que ser sustentável?

por Viviane Cunha

Somos herdeiros de conceitos da Revolução Industrial, focados na economia aberta, que considera que a natureza tem a capacidade de substituição infinita dos seus recursos. Com a Revolução Industrial veio também o estímulo de desejos e necessidades de consumo e a ideia da obsolescência programada – o novo como sinônimo de qualidade e o usado como pronto para ser reposto.

Com menos de 1 bilhão de habitantes no mundo em 1850, o engano de se encontrar só na economia – 1 dos 3 pilares da sustentabilidade – não parecia levar a desequilíbrios.

01 maio

Artigo de Elizabeth Cordeiro

por Elizabeth Cordeiro

De um lado da pista um manguezal, do outro uma bela praia de águas azuis e areias brancas. Foi com paisagens como esta que cheguei a um pequeno bairro na Paraíba e achei a casa da Jô do Osso. Bairro de gente humilde. Chão de terra, uma bicicleta estacionada no poste, uma rua sem saída com casas sem números ou números desordenados. Depois de meses trabalhando com suas peças de osso de boi, me vejo em sua oficina.

01 maio

Sustentabilidade, quem precisa dela?

por Sergio Besserman Viana

Seria a natureza, o planeta?

“Estamos estragando o planeta, precisamos assumir nossas responsabilidades e salvar o planeta”. Nesta perspectiva, temos o desenvolvimento econômico e social de um lado, a conservação da natureza do outro e o que temos de perseguir é a harmonização entre esses objetivos contraditórios.