Tag: Brasil

01 jan

O Brasil como ele é

por Mario Moscatelli

Sobrevoando a região metropolitana do Rio de Janeiro uma vez por mês nos últimos 17 anos, tenho o infeliz privilégio de constatar que o Brasil é um país de mentirinha, pelo menos no que diz respeito às questões ambientais, onde tudo é regido por leis, regulamentos mas que na prática de pouco valem dependendo do freguês.

A baía de Guanabara, a maior cloaca da região metropolitana, apresenta praticamente toda sua bacia hidrográfica transformada numa imensa vala de esgoto e lixo, subproduto da ocupação urbana desordenada observada em todos os municípios que a rodeiam, sejam eles pobres ou ricos. A regra é ocupar de qualquer jeito morro acima e baixada abaixo, deixando para o ambiente a conta da ausência de políticas públicas permanentes e eficientes no que diz respeito a habitação, transporte e saneamento.

01 jul

O tempo não para

por Katia Leite Mansur

Na edição passada o economista Sergio Besserman tratou do Tempo Profundo, termo criado por James Hutton no final do século 18, para representar a dimensão do tempo da natureza. Procurei dar sequência ao tema, avaliando a relação desenvolvimento sustentável e recursos geológicos.
Vamos considerar os principais depósitos de ferro do mundo e do Brasil, onde o Quadrilátero Ferrífero e Carajás nos colocam como segundo maior produtor e detentor da segunda posição nas reservas mundiais.