A cultura do consumismo

por Alexandra Lichtenberg

A cultura do consumismo na sociedade ocidental ganhou imenso estimulo após o final da segunda guerra mundial, como estratégia do governo norte-americano para recuperação da economia do país. Entre 1952 e 1956  a dívida de consumo aumentou de $27.4 bilhões para  $41.7 bilhões (52%). Metade das famílias no nível de classe média estavam endividadas com pagamentos parcelados.

O relatório “O Estado do Mundo 2010”, do The Worldwatch Institute, mostra que:

Entre 1950 e 2005, consumo mundial cresceu seis vezes ao mesmo tempo em que a população cresceu apenas 2,2 vezes. Quer dizer: o consumo por pessoa cresceu três vezes nos últimos 50 anos.

A inclusão das classes menos favorecidas na sociedade de consumo não explica o crescimento desmesurado do consumo. O relatório mostra que os 16% mais ricos do mundo são responsáveis por cerca de 78% do total do consumo mundial. Os 500 milhões de pessoas mais ricas do mundo (7% da população mundial) são responsáveis por 50% das emissões globais de dióxido de carbono!

O resultado de tanto desperdício é que o uso dos recursos naturais já ultrapassou a capacidade que o planeta tem de provê-los. Você quer fazer parte deste time? Ou prefere pensar mais da próxima vez que for fazer compras que talvez sejam desnecessárias, e se perguntar: preciso mesmo disto? Deste novo celular, deste novo computador, deste novo carro, deste novo vestido, deste novo sapato? A decisão está em suas mãos! E não se esqueça – pesquisas cientificas mostram que o que mais contribui para a qualidade de vida são bons relacionamentos, uma vida com significado, segurança econômica e saúde. O consumo exagerado pode até reduzir o nível de felicidade das pessoas!

*é Consultora em sustentabilidade na Ecohouse Urca.

Artigo publicado na Folha do Jardim de Agosto/2014

voltar