Simpósio sobre o naturalista Von Martius ocorre até dezembro

Publicado em 09/08/2017

O Museu do Meio Ambiente promove, durante quatro meses, o simpósio Entre impérios e plantas: a viagem do naturalista Carl Von Martius ao Brasil (1817-1820), comemorando os 200 anos da viagem de Von Martius ao Brasil.
Especialistas de diversas áreas de conhecimento farão palestras a respeito do que Von Martius viu, descreveu e registrou quando viajou pelo Império do Brasil, nos anos entre 1817 e 1820.
O seminário faz parte de um conjunto de eventos que tem como tema central as contribuições do naturalista: a exposição Herbário: Ciência e Arte, do Herbário do JBRJ, e o 68º Congresso de Botânica, que terá uma mesa de conferência intitulada A viagem de Von Martius: entre impérios, homens e plantas.
O responsável pela abertura do evento será o pesquisador Renato Crespo, do JBRJ, no dia 6/09, às 10h, no Museu do Meio Ambiente.

Confira a programação completa:

 

 Data: 06 de Setembro

 

Abertura: Renato Crespo (JBRJ)

Título: A viagem do naturalista Carl von Martius ao Brasil (1817-1820)

Palestrante: LorelaiKury (FIOCRUZ)

MediadorA: Marli Pires (JBRJ)

 

Data: 04 de Outubro

 

Título: Martius e o inventário da Natureza: a Flora Brasiliensis e a atualidade de uma obra

Palestrante: Renato de Mello-Silva (USP)

Mediadora: Rafaela Forzza (JBRJ)

 

Data:01 de Novembro

 

Título: Martius, do campo ao herbário: patrimônio científico, patrimônio nacional

Palestrante: Rafaela Forzza (JBRJ)

 

Mediadora: Luisa Rocha (Museu do Meio Ambiente)

 

 

Data: 17 de Novembro

 

Título: Ver, descrever e registrar: a viagem de Martius ao Brasil  e a importância da manutenção de obras raras em instituições brasileiras

 

Palestrante: Julia SaenzKovensky (Instituto Moreira  Sales – IMS)

 

Palestrante: Fabiano Cataldo (UNIRIO) – “Patrimônio bibliográfico em risco: a Biblioteca Científica frente aos desafios em tempos críticos”

 

Mediadora: Alda Heizer( JBRJ)

 

Data: 05 de Dezembro

 

Título: Von Martius e a construção do território brasileiro

Palestrante: José Augusto Pádua (UFRJ)

Mediador: Dominichi Miranda de Sá (Fiocruz)

 

Currículo dos palestrantes:

 

Lorelai Kury (COC- FIOCRUZ)Historiadora.Doutora em Histoire Et Civilisations – Ecole des Hautes Études en Sciences Sociales (1995). Atualmente é professora do PPGHCS da Casa de Oswaldo Cruz e do Departamento de História da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. É pesquisadora titular da Fundação Oswaldo Cruz. Tem experiência na área de História, com ênfase em História da Cultura Científica nos Séculos XVIII e XIX, atuando principalmente nos seguintes temas: viajantes, história natural, história da ciência no brasil, viagens científicas e iluminismo.

lkury@fiocruz.br

 

Renato Crespo (JBRJ) Biólogo.Doutor em Química de Produtos Naturais (1995). Membro do Comitê de Avaliação da CAPES, Área Ciências Biológicas I, Subárea Oceanografia Biológica (2007-2012), Coordenador de Área da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (2007-2012), Membro do Comitê de Oceanografia do CNPq (2013-2015). Revisor de artigos em 30 periódicos científicos nacionais e internacionais. Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal Fluminense. Pró-Reitor Adjunto de Graduação da Universidade Federal Fluminense (de 2009-2011). Pró-Reitor de Graduação da Universidade Federal Fluminense (de 2010-2016). Diretor de Pesquisas do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro (Desde 2016). Atua na área de Oceanografia, com ênfase em Oceanografia Biológica, atuando principalmente nas seguintes áreas: ecologia bêntica, ecologia de macroalgas bentônicas, ecologia química marinha e produtos naturais marinhos. Possui experiência em administração e gestão de ciência e tecnologia.

rcrespo@id.uff.br

 

Renato de Mello-Silva (USP) Biólogo. É curador do Herbário SPF da Universidade de São Paulo desde abril de 2009. Professor Livre-docente da Universidade de São Paulo, Instituto de Biociências, onde ingressou em março de 1988. Atua na área de Sistemática Vegetal, principalmente em filogenia e taxonomia de Velloziaceae e Annonaceae, e Flora da Cadeia do Espinhaço. É responsável pelo Laboratório de Sistemática do Departamento de Botânica-USP desde maio de 1997. É membro do International Committee for Nomenclature of Vascular Plants, IAPT, desde junho de 2005.. Foi coordenador do programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas (Botânica) da Universidade de São Paulo, conceito 6 Capes, de abril de 2011 a abril de 2017. Foi presidente da Comissão de Pós-Graduação do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo de outubro de 2012 a outubro de 2016. 

mellosil@usp.br

 

Rafaela Forzza (JBRJ) Bióloga. Curadora do herbário do JBRJ .Doutora em Ciências Biológicas (Botânica) também pela Universidade de São Paulo (2001). Foi bolsista recém-doutor da FAPEMIG de setembro de 2001 a julho de 2002 e recebeu bolsa do programa Jovem Cientista do Nosso Estado da FAPERJ de 2009 a 2012. Atualmente é pesquisadora do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, curadora do herbário RB, coordenadora dos projetos Reflora-JBRJ, Contribuições do JBRJ para a implementação do SiBBr e Flora do Brasil Monografada 2020. É credenciada no curso de pós-graduação em Botânica da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Botânica, com ênfase em Sistemática de Angiospermas, Conservação, Inventários Florísticos e estudos evolutivos, especialmente em áreas de vegetação campestre e inselbergues.

rafaela@jbrj.gov.br

 

Luisa Rocha (JBRJ)  Museóloga. Doutora em Ciência da Informação IBICT-UFF (2008), pós-doutora em Ciência da Informação pelo IBICT (2012). II-Temas de Pesquisa: Atuação na área de Museologia, Ciência da Informação e divulgação científica, com ênfase nos temas: patrimônio, musealização, jardim botânico e meio ambiente. III-Atividade profissional: museóloga do Museu do Meio Ambiente do Instituto de pesquisas jardim Botânico do Rio de Janeiro. IV. Atividade docente: Professora convidada no Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio – UNIRIO/MAST, Professora no Curso de Especialização em Divulgação da Ciência, da Tecnologia e da Saúde no Museu da Vida/Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz e Professora no Curso de Especialização em Preservação e Gestão do Patrimônio Cultural das Ciências e da Saúde Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz. V- Participação em grupos de pesquisa do CNPq: Teoria, Epistemologia e Interdisciplinaridade em Ciência da Informação – IBICT (pesquisador); Comunicação e Divulgação Científicas – IBICT (pesquisador); Ciência, Comunicação & Sociedade – FIOCRUZ (pesquisador); Campo da Museologia, perspectivas teóricas e práticas, musealização e patrimonialização. – UNIRIO (pesquisador)

luisa@jbrj.gov.br

 

Marli Pires Morim (JBRJ) Doutora em Ciências Biológicas – modalidade botânica – pelo Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Pesquisadora Titular da Diretoria de Pesquisas do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ), com experiência profissional em pesquisa e docência em Botânica nas áreas de Morfologia e Sistemática de Docotiledôneas. Docente do Programa de Mestrado Profissional Biodiversidade em Unidades de Conservação da Escola Nacional de Botânica Tropical/JBRJ e do curso de Doutorado do Pograma de Pós-Graduação em Biodiversidade e Biotecnologia da Rede BIONORTE (PPG-BIONORTE), sediado na Universidade Federal do Amazonas. Destacam-se como principais linhas de pesquisa: Taxonomia e Morfologia de Leguminosae, Coleções científicas e Florística de Mata Atlântica. No Instituto de Pesquisas Jardim Botânico foram exercidos os seguintes cargos de administração científica: Diretora de Pesquisa (agosto de 2009 a janeiro de 2010; junho de 1998 a janeiro de 2003); Diretora substituta da Escola Nacional de Botânica Tropical (outubro de 2004 a agosto de 2007); Coordenadora substituta do Programa de Pós-graduação em Botânica (novembro de 2008 a agosto de 2010) e Diretora substituta da Diretoria de Pesquisa Científica (dezembro de 2010 a julho de 2012)

 

Fabiano Cataldo (UNIRIO) Bibliotecário (UNIRIO). Mestre em Memória Social (UNIRIO). Doutorando em História Política na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professor Adjunto 1 de História do Livro e das Bibliotecas e Políticas de Preservação de Acervos Bibliográficos na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Integra o comitê executivo do Rare Books and Special Collection Section da IFLA e é Membro do IFLA Cultural Heritage Programme Advisory Committee. Pesquisa sobre temas relacionados à história das bibliotecas, coleções especiais, acervos de memória e patrimônio bibliográfico. Pesquisador do grupo de pesquisa Gestão e Preservação de Acervos de Ciência e Tecnologia (MAST). Participa do Programa de Pós-Graduação em Preservação de Acervos de Ciência e Tecnologia – PPACT, na modalidade Mestrado Profissional, promovido pelo Museu de Astronomia e Ciências Afins, na qualidade de professor colaborador. Revisor da Revista da Sociedade Brasileira de História da Ciência. Participa como membro correspondente do Grupo de Estudos Interdisciplinares da Raridade Documental (Salvador, Bahia).

barleus@gmail.com

 

Julia SaenzKovensky (IMS)  Geógrafa. Desde 2010 Coordena a área de Iconografia do Instituto Moreira Salles, dedicada a conservação, catalogação e difusão de seu acervo por meio de projetos especiais como publicações e exposições. Foi pesquisadora do Laboratório de Cartografia Histórica da Universidade de São Paulo. Atuou em diversos projetos de pesquisa e catalogação de acervos científicos e artísticos. Foi Curadora Assistente da exposição Panoramas: a paisagem brasileira no acervo do Instituto Moreira Salles e Curadora das exposições: Araújo Porto-Alegre: Singular & plural, Millôr: Obra gráfica, O Mapa de Von Martius – ou como escrever a história natural do Brasil, J. Carlos – Originais, entre outras.

julia.kovensky@ims.com.br

 

Alda Heizer(JBRJ) Historiadora. Doutora em História das Ciências (IG-UNICAMP).É professora nos cursos: Mestrado e Doutorado da Escola Nacional de Botânica Tropical – ENBT/JBRJ; no Mestrado Profissional Preservação e Gestão do Patrimônio das Ciências da Saúde – COC- FIOCRUZ e de Preservação de Acervos de C&T – MAST-MCT .Desenvolve pesquisas sobre coleções em museus e jardins botânicos; expedições e viagens científicas. Participa de grupos de pesquisa do CNPq e é vice-presidente da Sociedade Brasileira de História da Ciência (SBHC).

alda.heizer@gmail.com

 

José Augusto Pádua (UFRJ) Historiador .Doutor em Ciência Política pelo IUPERJ (1997) e pós-doutor em História pela Universityof Oxford (2007). Atualmente é professor associado do Instituto de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde é um dos coordenadores do Laboratório de História e Natureza. Foi presidente, de 2010 a 2015, da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Ambiente e Sociedade (ANPPAS). É fellow do Rachel Carson Center for EnvironmentandSociety (Ludwig-Maximilians-Universitat, Munique) e foi membro, entre 2013 e 2015, do Conselho Diretor do International Consortium of Environmental HistoryOrganizations. Fez parte do colégio de consultores na criação do Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, do qual é membro do Comitê Científico. É membro do conselho editorial dos periódicos Ambiente e Sociedade, EnvironmentandHistory, Ecologia Política, Global Environment, História, Ciências, Saúde-Manguinhos, Oecology: InternationalReviewof Environmental History e Revista de História Regional. Como especialista em história ambiental e política ambiental, deu cursos, proferiu conferências e participou de trabalhos de campo em mais de 40 países. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: história do Brasil, história territorial, história regional, história das florestas e agroecossistemas, história da ciência, história das ideias sobre a natureza, história das políticas ambientais e políticas de desenvolvimento sustentável.

jpadua@terra.com.br

 

Dominichi Miranda de Sá (FIOCRUZ) Historiadora.Doutora em História Social pela UFRJ, período de bolsa-sanduíche na Écoledes Hautes Études en Sciences Sociales de Paris (2001-2002) e pós-doutorado (2008) pela Casa de Oswaldo Cruz (COC)/Fiocruz. Sou professora do Programa de Pós-graduação em História das Ciências e da Saúde (PPGHCS), no qual leciono desde 2005, e pesquisadora do Departamento de Pesquisa em História das Ciências e da Saúde (DEPES) da Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz. Integro a equipe da Coordenação das Ações de Prospecção da Presidência da Fiocruz e sou membro da diretoria da Sociedade Brasileira de História da Ciência (SBHC) nos biênios 2012-2014 (secretária geral), 2014-2016 (vice-presidente), 2016-2018 (Conselho Deliberativo); da Câmara Técnica de Educação da Casa de Oswaldo Cruz e da Câmara Técnica de Saúde e Ambiente da Fiocruz. Tenho como áreas de ensino a teoria da história, história intelectual, história ambiental e história das ciências. Meus objetos de pesquisa são: viagens científicas e conhecimento do território no Brasil no século XX; história da conservação e da preservação da natureza no século XX; história da biologia; impactos sanitários e ambientais de projetos de Desenvolvimento.

dominichi@fiocruz.br