A primeira semana dos voluntários

Publicado em 03/02/2017

A primeira turma de voluntários do JB já começou e, para saber como foi a primeira semana de trabalho, entrevistamos alguns voluntários que nos contaram como está sendo a experiência.

Sonia  Rindaluzzi, de 46 anos, é frequentadora assídua do Jardim Botânico e sempre indica o passeio a seus grandes amigos. Acostumada a realizar trabalhos voluntários em ONGs que ajudam crianças e animais, no Brasil e na Itália, viu no Programa de Voluntariado do JB mais uma oportunidade de colaborar.
Matheus Lages tem 25 anos e decidiu se inscrever no programa porque gostaria de ajudar a mantê-lo preservado. Este não é o primeiro trabalho voluntário de Matheus, que já colaborou com ONGs, associações e eventos, como os eventos-teste das Olimpíadas e Paralimpíadas Rio 2016. Ele descreve a experiência de ser voluntário no Jardim Botânico como bastante interessante.

– Aproveitei para conhecer mais sobre a história do parque e aprender mais sobre a flora. Além disso foi legal ver a quantidade de estrangeiros que visitam o parque. Logo no primeiro dia já tive que falar quatro línguas diferentes.

Moradora de Vila Isabel, Sandra Braconnot sempre visitou o arboreto, porém com menos frequência do que gostaria, por morar longe. Sandra já realizou trabalhos voluntários em igrejas, hospitais, escolas e associações. No entanto, ser voluntária do JB era sonho antigo. Ela conta que a experiência é ótima para interagir com os visitantes, aprender um pouco sobre cactos, conhecer pessoas que lhe foram acolhedoras e desfrutar da energia do lugar.

– Tive dificuldade para identificar os cactos e jardins temáticos. Não há identificação e os visitantes perguntam muito. Também não soube dar com precisão a localização de alguns pontos. Nós fizemos um tour com o Roberto, Olga e Márcia, do Centro de Visitantes, mas confesso que fiquei tão encantada que não registrei a rota.

Participe também do Programa de Voluntariado do JB.
Com 4 horas por dia, escolhido por você, é possível  preservar o que a natureza levou milhares de anos para criar.