Missão e Histórico

Missão

Contribuir para a preservação, ampliação e desenvolvimento do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro através da interação com a sociedade e da mobilização dos seus associados e de instituições nacionais e estrangeiras.

HistóricoAleia das palmeiras e sombra_AnaGiglio_web

Nos anos 80, percebendo as dificuldades do JBRJ, Geraldo Jordão Pereira convocou amigos e moradores da vizinhança para serem solidários com os destinos do Arboreto do Jardim. Referia-se ele principalmente aos aspectos turísticos do Jardim Botânico, já que sua parte científica continuava solidamente representada por seu corpo de profissionais da botânica, cujo saber e notoriedade transcendem as nossas fronteiras. Assim, em 18 de Agosto de
1986, realizou-se na Biblioteca do atual Instituto a assembleia de fundação da Sociedade de Amigos do Jardim Botânico.

Foi composta uma Diretoria e um Conselho do qual participava, em caráter obrigatório, um Diretor do Jardim Botânico como avalista dos propósitos da nova entidade. A aceitação da nova sociedade foi imediata. Além do orgulho de pertencerem a uma organização que se propunha à preservação e ao desenvolvimento do parque fundado por D. João VI, os associados passaram a usufruir de comodidades que antes não tinham, como ingressar no Arboreto valendo-se da carteira de filiação à nova entidade.

Em 9 de Janeiro de 2004, a Sociedade de Amigos do Jardim Botânico foi transformada em Associação de Amigos do Jardim Botânico, a AAJB. Hoje, com de cerca de quatro mil associados.